sexta-feira, 8 de maio de 2009

Primeiros testes com nagios

E aí pessoal...
Bom, estou implementando essa ferramenta no tragalho. O nagios é uma aplicação um pouco complicada de se configurar a principio, mas é como uma frase que li em algum lugar uma vez que diz "uma vez que você conseguir configura-lo não vai conseguir ficar sem ele". É meio assim que me sinto, o nagios é realmente uma ferramenta incrivel. O que o faz mais poderoso ainda são suas centenas de addons que trazem diversas outras funcionalidades.

"Nagios é uma popular aplicação de monitoração de rede de código aberto e licenciado pelo sistema GPL. Ele pode monitorar tanto hosts quanto serviços, alertando-o quando ocorrerem problemas e também quando os problemas forem resolvidos" (http://pt.wikipedia.org/wiki/Nagios).

O nagios monitora hosts e serviços alertando quando ocorre alguma alteração no estado de ambos. Pode simplesmente monitorar um computador, impressora switch (levando-se em conta se este está respondendo ou não), quanto retornar informações como; memória, hd, processador etc... Então o monitoramento se dá da seguinte forma:
  1. Hosts
  • Caso um host caia (perca conexão), o nagios irá notificar via e-mail (ou celular, pager..) sua queda. Quando o mesmo host voltar ao seu estado normal (UP) o nagos irá enviar uma notificação informando isso. O monitoramento pode ser configurado levando-se em conta: tempo entre um alerta e outro, quantidade de verificações até enviar o primeiro alerta, grupos de e-mails e muitas opções de configuração.
  1. Serviços
  • O monitoramento de serviços é um pouco mais avançado. O nagios pode monitorar tanto servidores windwos quanto linux. Podendo monitorar componentes de hardware como; hd, memoria, processamento e outros. O nagios também pode monitorar serviços como; http, ftp, ssh, icmp e outros.
Taí duas imagens do serviço em fase de testes que configurei, assim que o tutorial de instalação e configuração estiver pronto estarei postando aqui....


Figura 1: Monitoramento de Hosts


Figura 2: Monitoramento de Serviços

Nenhum comentário: