sexta-feira, 24 de abril de 2009

Ubuntu 9.04 Desktop Edition

Lançada nova versão do ubuntu

O Ubuntu Desktop Edition 9.04 oferece inúmeras características melhoradas para aprimorar a experiência do usuário. Maior velocidade de inicialização (boot), podendo chegar a apenas 25 segundos, asseguram o acesso mais rápido a um completo ambiente computacional para a maioria dos modelos de desktops, notebooks e netbooks. Melhorias nos processos para hibernar e despertar também oferecem aos usuários uma maior duração da bateria, além do acesso imediato após a hibernação. A troca inteligente entre os ambientes Wi-Fi e 3G foi ampliada para suportar uma gama mais ampla de dispositivos wireless e cartões 3G, resultando em uma experiência mais suave para os usuários.

Jane Silber, COO da Canonical, declarou: “A cada versão, vemos o Ubuntu Desktop Edition obter avanços significativos, tornando-se mais atrativo para os usuários. Com acesso ao novo recente pacote de produtividade para escritórios, suporte para Skype e Adobe Flash, e tempos menores para a inicialização, estamos confiantes de que com o Ubuntu Desktop Edition 9.04 teremos mais pessoas unindo-se aos nossos milhões de usuários que optam pela plataforma de código aberto Ubuntu”.

O Ubuntu 9.04 vem ainda com o OpenOffice.org 3.0, que oferece aos usuários um pacote completo de ferramentas para escritório totalmente compatível com o Microsoft Office. Esse programa gratuito proporciona uma economia imediata de pelo menos R$ 500 para os usuários que necessitam criar apresentações, escrever documentos e gerenciar planilhas no trabalho ou em casa.

Fonte: www.softwarelivreparana.org.br

O download da nova versão do ubuntu pode ser feito no site oficial: http://www.ubuntu-br.org/

É notável o crescimento do software livre no mercado. O que me agrada é que esse crescimento está voltado não apenas para usuários finais com objetivos de administração de serviços complexos. Existem distrubuições do GNU/LINUX voltadas para usuários normais que conseguem oferecer todo suporte que alguns outros sistemas pagos oferecem, como é o caso do Ubuntu. A experiência que tive com o Ubuntu foi fantástica. No Ubuntu foi possível realizar toda aplicação que antes era feita em software proprietário sem problema algum. É possível desde simplesmente ouvir música ou assistir um vídeo ou utilizar o pacote de aplicativos open office à desenvolver aplicações complexas em softwares de modelagem 3D. Em breve estarei postando um artigo sobre Alternativas para Softwares Proprietarios. E mostrar que existem alternativas gratuitas que trabalham tão bem ou até melhor que muitas outras ferramentas pagas.

Thiago Guimarães Tavares

2 comentários:

Unknown disse...

Ae Ceveras... também comecei a usar o Ubuntu essa semana, domingo, realmente é um sistema muito bom. Já apanhei para ele uma vez, mais está valendo, 1ª experiencia com o Linux!

Parabéns pelo blog!
Abracos!

JEFFSISTEMAS disse...

Fala Civirino, blz esse sem duvida só perde pro SUSE 11, mas é boa essa versão do Ubuntu....
Parabens pelo blog Jeffão !!!